Favorito tem cinco anos de idade e vive em Ribáuè, uma vila da província de Nampula, no norte de Moçambique. Seu pai Bernardo nasceu com uma deficiência física e portanto, não pode andar.

Favorito gosta de brincar com os seus amigos, mas tem sempre o cuidado de não o fazer muito longe da sua casa. Geralmente, não passa muito tempo sem que o seu pai Bernardo o chame, para o ajudar. Por isso, Favorito tenta permanecer sempre por perto.

Quando o favorito quer brincar com os amigos, sabe que o pai precisa da sua ajuda especialmente enquanto a mãe trabalha na machamba durante o dia. Bernardo nasceu com uma deficiência física e portanto, não pode andar. Ele enfrenta muitas dificuldades no seu dia-a-dia e o ambiente à sua volta apresenta muitos obstáculos.

Quando Favorito não está próximo para empurrar a cadeira de rodas, Bernardo usa as próprias mãos para arrastar-se pela casa e pelo quintal. Um dos momentos cruciais em que necessita de assistência é quando tem que usar a latrina. A porta estreita da sua latrina, não permitia ao Bernardo ir com a sua cadeira de rodas em todo o percurso e por isso, Favorito tinha que ajudá-lo.

Agora Bernardo pode passar através de uma porta mais larga e usar as barras de apoio para levantar-se até à latrina, sem sobrecarregar o seu filho de cinco anos de idade. O sanitário foi especialmente concebido para atender às suas necessidades. Aumentou a sua liberdade de circulação e acesso, mas também devolveu o seu sentido de dignidade. Ele não é mais dependente do seu filho pequeno para os seus cuidados básicos. Tão ou mais importante, libertou o Favorito para fazer as coisas que mais gosta e precisa de fazer: brincar com os amigos e ir à escola.

FONTE: UNICEF Mozambique