Existem cerca de 40 calendários em uso, mas todos esses tipos podem ser classificados em apenas três categorias: calendários solares, lunares e lunisolares.


Calendário solar é um calendário cuja marcação é baseada nos movimentos dosol.
O calendário solar foi utilizado pela primeira vez pelos egípcios, há cerca de 6000 anos. Nesta contagem, o ano possuía 12 meses de 30 dias cada mês, que perfazia 360 dias. Entretanto, 5 dias a mais eram adicionais no final do ano para comemorar o aniversário de Osíris, Horus, Ísis, Neftis e Set, com isso o calendário totalizava 365 dias.
Destaque-se que esta precisão do calendário solar egípcio há 6000 anos só foi possível graças à posição geográfica do país, de onde se pode observar Sirius, que é a mais brilhante estrela do céu.
Como curiosidade, registre-se que os egípcios chegaram a notar que a duração exata do ano era de 365 dias e 1/4, mas não chegaram a corrigir o calendário, senão em 238 A.C.

Um calendário lunar é um calendário cuja data é indicada de acordo com as fases da lua; Existem fundamentalmente duas formas de calendários, o lunar, que é usado nos calendários hebraico e islâmico, e o Solar, que tem origem no Calendário romano,
Isto geralmente é correto tendo o período de dias inteiros que corresponde a um quarto duma lunação ser o mínimo divisor de sete. Compreende-se então que a concordância do dias do mês ou período solar, da forma que conhecemos hoje, não tem nada a ver com as fases da Lua.
O calendário chinês e também no calendário bíblico já eram usados em paralelo desde os primeiros dias que conhecemos, para efeitos de precisão, o calendário lunar podia indicar as estações do ano como fazem os solares. Um calendário deste gênero é um calendário lunissolar. Mas não é necessário que o seja, já que o calendário islâmico, um calendário lunar puro que segue os sete dias da semana desde a criação das escrituras, tem um ano e não segue as estações.

Um calendário lunissolar é um calendário baseado nos movimentos da lua e do sol.

Neste tipo de calendário, procura-se harmonizar a duração do ano solar com os ciclos mensais da lua através de ajustamentos periódicos. Assim os doze meses têm ao todo 354 dias e os dias que faltam para corresponder ao ciclo solar obtêm-se através da introdução periódica de um mês extra, o chamado 13o mês lunar.